Marcus Vinicius da Cruz de Melo Moraes, nasceu em 19 de Outubro de 1913, na cidade do Rio de Janeiro, e pertenceu a segunda geração do modernismo no Brasil. Era filho de Clodoaldo Pereira da Silva Moraes, funcionário da prefeitura, poeta, violinista amador, e de Lídia Cruz de Moraes, pianista também amadora.
Viveu toda a sua infância no Rio de Janeiro, tendo nascido no bairro da gavéa, aos três anos se mudou para Bota Fogo para morar com os avós e estudar na escola primária Afrânio Peixoto. Foi também na sua infância que escreveu sues primeiros versos.
Em 1929 ele ingressou na faculdade de direito do catetê e se formou em direito em 1933, ano em que publico " O Caminho para a Distância", seu primeiro livro de poesia.
Em 1933, recebeu o prêmio Felipe de Oliveira pelo livro. No de 1936, empregou-se como censor cinematográfico, representando o Ministério da Educação e Saúde, anos depois ganhou bolsa do Conselho Britânico para estudar língua e literatura, ingressou na universidade de Oxford e nesse ano publico os novos poemas.
Vinicius de Moraes ficou conhecido como um dos poetas brasileiros que mais conseguiu traduzir em palavras o sentimento do amor, tornando-se assim um dos poetas mais populares da literatura Brasileira. Atuou também no campo musical, fazendo parcerias com cantores e compositores brasileiros, e por fim tornou-se também cronista.Produziu os sonetos mais conhecidos da literatura brasileira, e escreveu ainda alguns poemas infantis, em meados de 1970.
Vinicius de Moraes faleceu no Rio de Janeiro, no dia 09 de Setembro de 1980
Feito pela aluna: Ana Carolina
Feito pela aluna: Ana Carolina
Nenhum comentário:
Postar um comentário